Filmes eram praticamente siênciosos sendo acompanhados, muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas.
Desde o inicio do cinema os produtores e os inventores por 30 anos tentaram casar a imagem e o som sincronizado e não obtiveram sucesso.
No final de 1929, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado. No resto do mundo, por razões econômicas, a transição do mudo para o falado foi feito mais lentamente.
Até então já haviam sido feitos experimentos com som, mas com problemas de sincronização e amplificação, só conseguindo engatinhar em 1926, gravação de som sobre um disco, sem grandes resultados, e em 1927 conseguiu a sincronizaçao parcial com som gravado no disco do sistema Vitaphone de algumas cenas mas resultado não muito satisfatório, em 1928 e que se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado.
O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com sistema de som no próprio filme.
Filme último da história de Hollywood, com exceção de duas jóias raras de Chaplin: Luzes da Cidade e Tempos Modernos.
Hollywood, Itália e França tinham o cinema mais popular e poderoso do mundo mas com a Primeira Guerra Mundial, a indústria européia de cinema foi arrasada.
Os Eua começaram a destacar-se no mundo do cinema fazendo e importando diversos filmes.
Assim nasceu a chamada "Meca do Cinema", e Hollywood se transformou no mais importante centro da industria cinematográfica do planeta.
Na França, os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de Cinema Impressionista Francês ou cinema de vanguarda .
O expressionismo surgiu na Alemanha, surealista na Espanha,e na Rússia surgiu uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica.
Em 1950 o Comitê de Segurança amplia a lista negra incluindos diretores, atores e escritores incluindo até mesmo Charles Chaplin.
Nos anos 60 o sistema Hollywood começou a entrar em declínio. Muitas produções passaram a ser feitas em Pinewood Studios na Inglaterra e Cinecittà na Itália ficando fora de Hollywood.
O cinema dos Estados Unidos, além de uma forma de expressão cultural específica de um povo, é também uma das mais bem sucedidas indústrias de entretenimento do mundo.
Agora fando um pouco dos atores e atrizes nada mais é uma arte cénicas um ator ou uma atriz é a pessoa que cria, interpreta e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou colectivas; utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias e ações dramáticas propostas.
Quanto aos documentários digo que é um género cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade «tal como ela é». O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjectiva da realidade.
Deixemos para falar de animações em uma outra postagem.
Cinema, chamado de "A Sétima Arte", foi inventado pelos Irmãos Lumière no final do século XIX, a 28 de dezembro de 1895, em Paris.
"A Sétima Arte"- Mais Informações -